Enem 2025: quem pode justificar a ausência?

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) está recebendo, até o dia 25 de abril, os pedidos de justificativa no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024.

O procedimento é necessário nos casos em que o candidato conseguiu a isenção, faltou aos dois dias da prova, e deseja solicitar a gratuidade novamente neste ano. Será possível justificar a ausência pela Página do Participante até o dia 12 de maio.

Caso não justifique a ausência no prazo estipulado, e queira realizar as provas, será necessário pagar uma taxa de R$ 85.

O Inep prevê os motivos que são aceitos durante o pedido de justificativa. São eles:

  • Roubo ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou união estável;
  • Morte na família;
  • Maternidade;
  • Paternidade;
  • Mudança de domicílio para acompanhamento familiar;
  • Privação de liberdade;
  • Emergência, internação, repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade escolar.

Em todos os casos é necessário anexar um documento que assegure a necessidade da ausência do participante.

Enem: Veja mentiras que ninguém deveria acreditar sobre o exame

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Família confirma morte de modelo do DF em terremoto na Venezuela

A brasiliense Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, é uma das vítimas do terremoto…

Judô: Brasil fatura dois bronzes em 1º dia de Grand Prix na China

O judô brasileiro subiu ao pódio duas vezes no Grand Prix de Qingdao (China), primeiro…

Rayan destaca papel defensivo do ataque em trabalho de Ancelotti

O primeiro gol do Brasil na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, na…