• Home
  • Educação
  • Mapa-múndi: conheça versões diferentes da tradicionalmente usada

Mapa-múndi: conheça versões diferentes da tradicionalmente usada

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou um novo mapa-múndi. A versão, invertida em relação à tradicionalmente utilizada, destaca o Brasil ao centro.

Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, “a novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025”.

Essa, no entanto, não é a primeira versão “diferente” à tradicional lançada pelo IBGE. Em abril do ano passado, o órgão divulgou um mapa-múndi em que o Brasil e os outros países do continente americano apareciam ao centro.

“É dever do IBGE destacar a importância desta publicação na formação do povo brasileiro. E como o Brasil é visto no mundo”, escreveu Pochmann nas redes sociais na ocasião.

Mapa-múndi do IBGE mostra Brasil ao centro
Mapa-múndi do IBGE lançado no ano passado mostra Brasil ao centro • Divulgação

Os mapas-múndi contaram com diferentes versões ao decorrer dos séculos. É possível observar mudanças na técnica utilizada para confeccionar os itens, além da própria representação dos países retratados. Questões políticas também influenciam o processo.

Veja alguns mapas-múndi já lançados:

Mapa de Juan de la Cosa

Também referido como carta de Juan de la Cosa, o mapa é datado de 1500. A peça foi feita pelo navegador e explorador Juan de la Cosa a pedido da Coroa espanhola. É considerada a mais antiga representação do continente americano.

Mapa de Juan de la Cosa
Mapa de Juan de la Cosa: à esquerda, na cor verde, o Novo Mundo; no centro e à direita, na cor branca, o Velho Mundo. Divulgação

Urbano Monte

Criado em 1587, o mapa Urbano Monte retrata a Terra como seria vista olhando diretamente sobre o Polo Norte e do espaço, uma perspectiva não comumente usada por cartógrafos até o século 20.

Mapa Urbano Monte
Mapa Urbano Monte foi criado em 1587 • Divulgação

China

A representação no mapa-múndi também pode variar de acordo com a perspectiva do próprio país. Alguns mapas utilizados na China, por exemplo, trazem o gigante asiático no centro.

Mapa-múndi destaca China ao centro
Mapa-múndi destaca China ao centro • Reprodução

Autagraph

Feito pelo arquiteto Hajime Narukawa, o Autagraph foi criado com o objetivo de mostrar com precisão as proporções reais entre os países e continentes. A criação, por sua vez, foi inspirada no origami, símbolo da cultura do Japão.

Mapa AutaGraph
AutaGraph busca refletir as proporções entre continentes e países • Reprodução

Surf, vikings, pop e cachaça: conheça 7 cursos de graduação inusitados

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Benício é visto com Luciano Huck após término polêmico com Duda Guerra

Após dias de polêmica e término agitado, Benício Huck reapareceu em clima familiar. O filho…

Pinterest lucra US$ 8,9 mi no 1º tri com alta de usuários

O Pinterest voltou ao azul no primeiro trimestre deste ano, impulsionado pelo aumento no número…

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

De volta ao calendário oficial do futebol feminino após hiato de nove anos, a Copa…